Solicite um teste

Compliance na Logística também traz benefícios

15 ABR 2019
15 ABR. 2019 / por Felipe Ribeiro

O transporte de cargas, sejam elas quais forem, é de fundamental importância no Brasil. Pelos milhares de quilômetros de estradas país afora, nossa produção escoa para as cidades, atendendo às empresas e à população em geral. Se você quiser ter uma noção da importância das transportadoras e seus serviços, é só lembrar o que aconteceu com a greve dos caminhoneiros.

Por isso, méritos à parte, uma boa gestão dos recursos e dos dados dessas empresas é essencial. E, claro, com normas de compliance, isso pode ser bem mais facilmente executado.

Antes de mais nada, é necessário entender as ações em meio aos gerenciamentos de risco e crise que possam surgir. Afinal, é com esse controle que muitas empresas conseguem se manter em pé e até crescer.

A ineficiência multiplica ações judiciais, reclamações de clientes, apreensões de mercadorias e perda de receita, inviabilizando o negócio completamente.

Com um bom sistema de compliance instalado e trabalhando, isso pode ser muito bem evitado. Sem exageros, essa prática é uma das maiores aliadas dos gerentes responsáveis pela logística.

A pressão de comandar uma equipe dessa área, contratar transportadoras – e profissionais -, negociar tabelas de fretes, monitorar carga e ainda prestar contas dos resultados à diretoria é das maiores em meio ao mercado de trabalho.

Fazer o follow-up com todas as transportadoras e clientes é fundamental, mas, com o embasamento das práticas de compliance, essa tarefa se torna mais, digamos, poderosa e eficaz.

São necessários investimentos em sistemas de roteirização inteligente, rastreamento em tempo real e soluções eletrônicas para cruzar tipos de carga/capacidade dos veículos/rotas, desde que, claro, tudo esteja aliado à boas práticas de compliance. Essas ferramentas aumentam a eficiência nas entregas e possibilitam o oferecimento de diversos recursos aos clientes, além de garantir o sucesso da empresa.

Uma empresa que monitora seus processos permanentemente, seja por meio de auditorias internas e externas, ou pela fiscalização do cumprimento de códigos de ética sinaliza seu comprometimento com a legalidade de seus processos e a satisfação de seus clientes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *