Solicite um teste

Compliance: por quê investir?

17 ABR 2019
17 ABR. 2019 / por Mirella Amaral

Nos últimos anos, o Compliance tem ganhado muita força, tanto que em um evento sobre o tema, houve declaração relatando que o Brasil avançou em 4 anos, o que os EUA avançaram em 30 anos.

 

É muito importante enxergarmos os benefícios de uma postura de Compliance em toda a empresa e por isso, trouxemos 4 perguntas iniciais que podem te auxiliar no momento de escolher ir para o caminho com o apoio do Compliance.

 

Qual o papel principal da Gestão de Risco Corporativo e Compliance?

 

Programas de Compliance que previnem, detectam e agem sobre potenciais ações indevidas ou impróprias são extremamente importantes para as organizações, inclusive para sua sobrevivência.

 

Mesmo em ocasiões em que as organizações não são obrigadas por leis ou regulações a criarem Programas de Compliance, é extremamente efetivo executá-los regularmente, assim é possível reduzir multas e penalidades e prevenir-se de investigações futuras, sejam elas civis ou governamentais. Além de trazer o reconhecimento como uma organização que protege sua reputação.

 

Gestão de Risco Corporativo e Gestão de Compliance são definidas estritamente por leis e regulações?

 

Os elementos dos programas de Compliance são definidos por guias de conduta. Esses elementos são reconhecidos e costumam ser pré-definidos por agências reguladoras. E os elementos da Gestão de Risco Corporativo são parte de um programa de Compliance efetivo e são descritos como etapas para descrever riscos e então prevenir-se deles.

 

Quais são as obrigações dos membros e as implicações ao se responsabilizar por essa gestão?

 

Membros de equipes de governança e gerência sênior tem muitas responsabilidades quanto a Risco e Compliance.

Primeiramente, a equipe de governança e gerência sênior têm a função de enxergar o Programa de Compliance muito mais amplamente, isto quer dizer que eles devem assegurar que o programa é efetivo, desenhado para mitigar riscos e que há recursos suficientes para prevenir e detectar essas potenciais condutas irregulares.

É importante a equipe oferecer também o “exemplo” para toda a equipe, demonstrando para empregados e terceiros que a organização age em Compliance e todos àqueles envolvidos com ela devem agir apropriadamente e de acordo com seu Código de Conduta.

 

Membros da equipe de Governança e gerência Sênior encaram problemas diante de quebras de compliance?

 

Todos àqueles que participam de algum esquema que tenha alguma conduta irregular são passíveis de serem punidos. Há punições que atingem apenas o nível interno da empresa e alguns podem se expandir e ser punidos por órgãos da justiça.

 

É extremamente importante valorizar a postura em Compliance de sua empresa, só assim é que elas podem


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *