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Por que o compliance officer deve entender de tecnologia?

24 JUL 2017
24 JUL. 2017 / por adminuplexis

Sendo uma das profissões criadas no século XXI o compliance officer precisa mesclar a experiência conquistada em atividades anteriores com os avanços da tecnologia.
Informação se tornou uma moeda de troca na sociedade moderna, entrando no contexto corporativo, a informação gera receita, mas também pode gerar custo.
Um tomador de decisão como o compliance officer precisa ter em mente que a informação irá mover todo o seu planejamento e estratégia.
Isso quer dizer, que o responsável por ocupar a liderança de compliance precisa aprender a lidar com a tecnologia.
O conhecimento não precisa ser técnico ou extremamente aprofundados, porém o compliance officer deve saber quais meios tecnológicos poderão auxiliá-lo na busca pela informação estratégica.

Quais vantagens da tecnologia para o compliance officer?

O universo digital é muito amplo e o compliance officer pode desfrutar de soluções para o seu dia a dia.
Com o surgimento de legaltechs, lawtechs e entre outros pronomes dados a empresas que fornecem soluções para o mercado legal, ficou mais fácil desenvolver planos de compliance com um orçamento considerável.
Dessa forma, estruturar processos como:

  • Prevenção à lavagem de dinheiro;
  • Análises de crédito;
  • Conheça seu cliente, fornecedor e parceiro;
  • Programas de integridade;

Se tornou muito mais fácil com a ajuda de plataformas e soluções inteligentes.
Na hora de planejar a necessidade de uma solução para a área, o compliance officer precisa levar em consideração pontos importantes para a rotina do setor.
Fazer as perguntas certas é fundamental!

  • Qual a vantagem competitiva que a solução proporciona?
  • Terei um impacto positivo na produtividade da área?
  • Consigo comprovar o investimento com resultados reais?

Tendo em mente tais questionamentos, chega a hora de alinhar a necessidade com a solução.

O conhecimento do compliance officer para com a tecnologia

Muitas soluções surgem em um curto espaço de tempo, porém nem sempre estão alinhadas com a necessidade real de seu público.
O compliance officer não precisa entender que uma API é a solução ideal para sua rotina e sim, entender qual o valor real de se obtê-la.
Você não entende nada, não é?
Para gerenciar informações internas, atualizar o cadastro de fornecedores e parceiros, e realizar análises de funcionários, uma solução integrada pode ser a solução dos problemas!
Alguns pontos importantes que um compliance officer deve saber:

  • Integração: De uma maneira simplista, a integração permite a troca de informações entre os sistemas (ex: dados internos com dados externos).
  • Fontes de informação: no mundo digital, as fontes de informações são geralmente bases de dados onde o sistema extraí a informação ideal.
  • Software Cloud: software que não necessita de instalação, seu acesso é via rede de internet.

Se o compliance officer entender esses 3 pontos citados acima, certamente irá tomar uma boa decisão na hora de usufruir de uma solução para o seu dia a dia.

Alinhando Tecnologia com a estratégia

Ao desenvolver todo o planejamento estratégico para a área, o compliance officer precisa entender em quais ações será necessário o uso da tecnologia.
Eu considero 3 áreas de atuações fundamentais para utilizar a tecnologia no compliance:

  • Tecnologia e análise de dados (inteligência).
  • Gestão de risco e investigações.

Uma pesquisa sobre a maturidade do compliance no Brasil realizada pela consultoria KPMG, mostrou:

  • Apenas 24% possuem infraestrutura mínima voltadas para TI e análise de dados.
  • 18% não possuem infraestrutura.

Tais dados acabam tirando o destaque das empresas que possuem uma função de integração (23%) e que rodam sua inteligência com base em tecnologia e análise de dados.
Ter acesso a informação relevante e de qualidade é fundamental para uma boa tomada de decisão.
Um compliance officer que toma boas decisões, com base em dados, tem a probabilidade de diminuir os riscos de perda da sua empresa, seja com inadimplência de parceiros e fornecedores, ou fraude de funcionários.
É extremamente importante a área de compliance ter independência para as decisões do dia a dia e levar a empresa para uma cultura ética, com uma governança eficiente.

Conclusão

Como podemos ver no decorrer do artigo a tecnologia está cada vez mais integrada entre os departamentos de uma empresa.
O compliance officer como o responsável por um dos setores mais importante da organização atualmente, precisa ter acesso a soluções que gerem impacto nas suas decisões.
Entender de tecnologia não deve ser um desafio para o compliance officer e sim, mais uma de suas atribuições para gerar impacto nas decisões de negócios.


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