Solicite um teste

Como otimizar o varejo utilizando o compliance?

07 JAN 2019
07 JAN. 2019 / por Felipe Ribeiro

O Brasil acabou de passar por uma das suas piores crises econômicas em toda a história. Mais de 200 mil empresas, de diversos tamanhos e segmentos, foram fechadas.

Em um país burocrático como o nosso, muitas das vezes o processo de transmissão e captação de dados exige não apenas o conhecimento das ferramentas necessárias, mas também do sistema e suas dificuldades.

            Algo que ainda não é tão divulgado, mas que pode causar um verdadeiro rombo nas contas das empresas, é a perda de dinheiro por falta de segurança de dados.

Ao contrário do que muitos no mercado pensam, o varejo é um grande alvo de fraudes ocasionadas por crimes eletrônicos. Tal qual qualquer outra grande empresa em setores dos mais variados, as varejistas também estão em constante conversa com o governo devido à necessidade de obtenção de licenças, prazos e compensações fiscais e legais.

O fluxo de informações é intenso e perigoso e é aí que o conhecimento em compliance pode ser um trunfo.

            Algumas plataformas oferecem as mais diversas soluções em compliance, inclusive para o varejo, uma área importantíssima para o desenvolvimento da nossa economia e que, em um mundo informatizado como o nosso, corre os mesmos riscos do que qualquer outra empresa.

Implementar um programa de compliance com a ferramenta adequada é, acima de tudo, fortalecer o controle e a organização do fluxo de dados da empresa, de forma que as leis sejam cumpridas e as perdas financeiras possam ser minimizadas e, consequentemente, extintas.

O processo de compliance tem como princípio três pilares que o sustentam: prevenção, detecção e resposta. No varejo este processo pode ser implementado criando uma sinergia com as áreas de Prevenção de Perdas e Gestão de Riscos. Para ‘finalizar’, uma boa auditoria é sempre bem-vinda.

Como o varejo é um mercado extremamente dinâmico e ‘sanguíneo’, o processo de compliance terá sucesso com o auxílio de uma canal capaz de gerir todas essas informações de maneira rápida, precisa e, o principal, segura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *